SOL DE VERÃO

Minha missão é combater a violência contra as mulheres e ajudar os que sofrem injustiças sociais

Meu nome é Luzia de Fátima da Silva Abadias, conhecida como Sol de Verão, e sou apaixonada por Rondônia, Amazônia. Estado jovem, que acredito que tem tudo para dar certo, pois tem gente acolhedora, e é cheio de oportunidades. Sou vereadora em Jaru, cidade à qual trato carinhosamente como “minha Jarusalém”, e tenho como maior missão como parlamentar, atuar com políticas públicas em favor do combate à violência contra as mulheres, de qualquer natureza, e em favor daqueles que mais precisam.

Cheguei aqui com a minha família, tinha 7 anos de idade. Ou seja, há 43 anos tenho o privilégio de conhecer este estado que faz parte da floresta tropical amazônica. Somos em 11 irmãos, cresci explorando o mundo através das ferramentas que tinha acesso. Com isso, saí de casa muito cedo, aos 15 anos de idade. Enfrentei inúmeras dificuldades, o que me impediu muitas vezes de estudar. Exemplo disso é que ingressei na 4ª série somente aos 25 anos, e concluiu o Ensino Médio aos 30. No meu primeiro casamento, sofri muita violência doméstica. Compreendi que todas as minhas lutas e experiências que me doeram de forma avassaladora, serviram para moldar meu caráter como ser humano, me colocar no lugar da mulher de luto, que sofre violência, e me projetaram à preocupação em ajudar o pelo povo e por seus semelhantes que vivem as injustiças sociais.

Nesta terra à qual tenho grande zelo, conheci meu esposo Luis Carlos Abadias em uma Campanha de Oração na Igreja, e com quem vivo há 14 anos. Com muito orgulho sou mãe de 04 anjos que são tudo em minha vida, o mais velho, Jhonatan Antônio da Silva que é cabeleireiro, e mora em Ouro Preto D´Oeste; o Ítalo que mora na Espanha, trabalha na construção, e mesmo à distância, mantém os laços fraternos conosco; a Jhieniffer Luana, que é policial militar, minha amiga, confidente, e meu braço direito, que me apoia em tudo que faço; e o Igor (in memorian) que Deus levou no dia 12 de junho de 2020 em uma das fases mais importantes da minha vida, minha pré-campanha para vereadora. Foi um momento muito difícil à qual cheguei a cogitar em desistir, pois muitos questionavam sobre o ocorrido devido ao fato de não haver um diagnóstico médico sobre a morte dele. Mas apesar de todo sofrimento, foi um fato que me ajudou a fortalecer outras mães que também passam pela mesma dor.

Antes de vir para Jaru, esta cidade que faz parte da biodiversidade Amazônia, eu morava em Ji-Paraná, onde trabalhei em um Restaurante como garçonete. Minha vida pública começou depois que comecei a trabalhar como administradora do Balneário Sol de Verão em Jaru, que deu origem ao apelido que adotei como nome, pois sempre fui tratada carinhosamente por todos assim. No município, segui minha trajetória como assessora parlamentar por dois anos respectivamente nas esferas, municipal e federal. Neste mesmo período, me candidatei a vereadora pela primeira vez, ficando na suplência. Logo depois, fui diretora da Escola Graça Aranha por dois anos, e em seguida, assumi o cargo como vice-diretora do Hospital Municipal de Jaru Sandoval Araújo Dantas, onde também atuei ajudando centenas de pessoas, buscando oferecer atendimento humanizado à todos. Minha luta em favor das mulheres teve maior engrosso a partir do momento em que assumi a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) onde permaneci por dois mandatos, e pude ter experiências ímpares em favor daquelas que precisam de maior apoio e não tem à quem recorrer. Com os trabalhos realizados, e eleita a segunda vereadora mais votada em 2020, fui nomeada a primeira procuradora da 1ª Procuradoria Especial da Mulher do Estado de Rondônia, que funciona dentro do Legislativo Municipal.

Atualmente, na Câmara de Vereadores de Jaru, sou presidente da Comissão dos Direitos Humanos do Legislativo Municipal, primeira secretária da União das Câmaras de Vereadores do Estado de Rondônia (Ucaver), e primeira secretária distrital da Igreja Metodista, trabalhos que vão de encontro à missão que tenho junto às mulheres, e a população através de ações que ajudam no desenvolvimento do município, e na qualidade de vida do nosso povo. No meu entendimento, servir a comunidade com amor e dedicação, é a melhor maneira de expressar gratidão especialmente à Deus, pela dádiva da vida, e à Rondônia, estado que acolheu a mim e os meus, e me proporciona vivências que me impulsionaram à um crescimento pessoal e profissional, e continuarão sendo minha inspiração para contribuir cada vez mais com este chão da Amazônia, repleto de gente alegre e batalhadora.